segunda-feira, 31 de maio de 2010

ALEAT e CUFA-Gov. Nunes Freire lança projeto “Guarnicê”


A Academia de Letras do Alto Turi e a Central Única das Favelas de Gov. Nunes Freire lança nessa semana o projeto “Guarnicê”.Guarnicê” é uma palavra usada no bumba- meu- boi que significa: preparação do grupo para entrar em ação. É o aviso de que a brincadeira vai começar. Por isso este projeto recebeu esse nome, pois o mesmo tem o intuito de preparar jovens para a vida e compromissados com uma cultura viva e autêntica, tornando-se agente de sua própria história.

O projeto Guarnicê entrará em cena incentivando e preparando crianças, jovens e idosos inseridos no processo. O mesmo terá grande repercussão por mergulhar em fontes de informações, pesquisas, além de trabalhos solidários, interativos, artísticos, didáticos e literários. Não serão dissociados de nossa visão, os grupos tradicionais como: bumba- meu- boi, pintura, música, lendas, mitos, prosas, canções, folguedos, artesanato e outros que fazem parte de nossa cultura.

O projeto tem como objetivo trabalhar a cultura, em especial a local, valorizando os grupos artísticos de nossa cidade e adjacentes, fortalecendo as atividades grupais no que concerne à solidariedade, à integração, à participação, ampliando o conhecimento através de palestras, debates e pesquisas.


Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com


Seminário Temático em comemoração ao dia do Meio Ambiente

A Academia de Letras do Alto Turi e a CUFA-Gov. Nunes Freire comemorarão o Dia do Meio Ambiente com um grande evento no Centro Municipal de Cultura (Antigo Clube Coqueiro Verde) no dia 05 de junho.

Na ocasião os membros acadêmicos estarão recitando varias poesias em defesa do meio ambiente, com intuito de conscientiza a comunidade nunesfreirense sobre a importância de preservar o meio ambiente.

O evento contará com a presença dos alunos do C.E Mª Gardênia R. Gonçalves - Anexo I e das escolas públicas da rede municipal.Também contaremos com a presença do Professor de Biologia Newton Sarges, que dará algumas palestras sobre preservação e reflorestamento.


Autor: Marcos Leite

marcosfariasleite@hotmail.com