quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A POETIZA E MEMBRO DA ALEAT IRISMAR PARGA ALVES SAI EM JORNAL

POR: MARCOS LEITE


Nesta quinta-feira, dia 6 de Agosto de 2009, a Poetiza e Membro da Academia de Letras do Alto Turi-ALEAT,Irismar Parga Alves é homenageada no Jornal Tribuna Regional,onde é contada toda sua vida e ações a favor da cultura e literatura.
"A homenageada desta edição é a poetiza Irismar Parga Alves.Irismar é fundadora da Academia de Letras do Alto Turi-ALEAT, da qual ocupa a cadeira de numero 2.Ela é natural de Pindaré-Mirím,professora Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.Pos graduando em Gestão Educacional,pela Faculdade Atenas Maranhense-FAMA.
O que faz dela uma das mais bem qualificadas educadoras do Município.

A poetisa que suscitou da alma dessa mulher é uma criança, porém, madura nos sentimentos,isso se pode comprovar na leitura de suas poesias onde são dados ênfase aos valores estéticos,culturais e sentimentais.

Apaixonada pelas Letras,Irismar vem sempre incentivando e valorizando a cultura local,pois como amante da poesia deste muito tempo, ela tem um olhar todo especial pela poesia,não vive da poesia,mas vive para ela. A poesia de irismar é um gênero agregada de valores, portanto deve ser divulgada e valorizada".

A mão do poeta

A voz do poeta emudece
Na fria madrugada se cala,
Antes que o corpo adormeça
O poema está consumado.

Está consumada a poesia,
Nascida das lagrimas,e da dor,
Na aurora vem a alegria,
A alma do poeta revelou.

A mão do poeta não cansa,
Rabisca no papel como criança,
Semeando sonho da esperança.

Nem o tempo apagará
O sonho de um grande poeta,
Escrito em prosas e versos.





Nos versos da poesia


Lança mão da pena
Descrevo com lagrimas meu poema,
Meus sentimentos destilo
Imortais na pagina deste livro.

Talvez um dia quando abrires,
A pagina deste livreto
Verás revelado meu segredo
Numa tarde de verão consumado.

Talvez agora esquecida
Quem sobre mais tarde lembrada
Pelos versos que deixei escrito.

Ao entardecer de um belo dia
Quem sabe alguém me ver!
Nos versos dessa poesia!



FONTE: Jornal Tribuna Regional

À UMES, DEDICAMOS O MERECIDO RECONHECIMENTO












Corrupcultura

____________________________________

Vivemos em uma bela democracia!
Que nos obriga a votar
Onde o voto virou mercadoria
Muito fácil de comprar

Brasil, das tuas muitas mazelas
A corrupção é a que causa mais consternação
Cultura nacional que configura e dilacera
O intimo de tuas entranhas, geração após geração

Mas é preciso politização, para que claramente enxerguemos
Que somos fortes e podemos nossa história protagonizar
Para que através do voto conquistemos
Uma sociedade justa onde possamos felizes comungar

Política, instrumento de promoção de bem-estar
És bela e nobre vocação!
Porque foram te desvirtuar?
Terás ainda salvação?

Começo com esta poesia, de minha autoria, para expressar um sentimento semelhante ao que tem levado esses jovens estudantes, que compõem a UMES - Movimento estudantil dos jovens nunesfreirenses - a alimentar o sonho de que podemos estabelecer uma sociedade melhor, através da participação ativa dos governados. Nesse caso, em especial, trata-se de lutas estudantis, no sentido de buscar melhores alternativas através de políticas públicas voltadas para os estudantes de nossa cidade.

Sob a liderança de jovens como Joãozinho e Marcos Leite, a UMES tem mobilizado os jovens de Governador Nunes Freire, através do resgate de expressoes culturais belas, como o hip hop, através do grupo ANJOS DAS RUAS. E mais recentemente, está prestes a promover a TAÇA UMES DE FUTSAL.

A UMES tem trabalhado bastante, e com efeito, contribuido grandemente com a cultura local, despertando jovens do sono, levando-os a lutar por melhores horizontes, longe do mal, aproximando-os de boas coisas, coisas construtivas e positivas

A educação, a cultura e o esporte em Governador Nunes Freire, sempre deixaram a desejar, e mais do que nunca, o surgimento de um movimento como este vem a reascender o sonho de uma nova era educacional aqui.

Os jovens estão cansados de promessas vagas, da falta de oportunidades, de receberem coisas imposta. É chegada a hora de participar, de monitorar e reclamar aquilo que é nosso por direito!!!!

A Umes já é uma realidade, e nós da ALEAT - Academia de Letras do Alto Turi - ALEAT, damos as mãos à UMES, dispostos e comprometidos em ajudar na construção de tempos mais prósperos, na cultura e educação de nosso municipio.

Para finalizar, deixo, em nome da ALEAT, meus sinceros votos de sucesso à UMES, bem como reitero meus parabéns, nas pessoas, em particular, de Joãozinho e Marcos Leite..

Um abraço.

WELSON DOS SANTOS LOPES, 06/08/2009