sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Festival de Primavera “Natureza poética”
AUTOR: NICODEMOS FREIRE (Presidente)
A ALEAT-Academia de Letras do Alto Turi,dá inicio a mais um festival que tem como cunho cultural o incentivo a literatura viva. o teatro,recitais e saraus ao som de instrumentos de cordéis com parceira com a UMES de Gov. Nunes Freire e a classe estudantil farão as suas apresentações artísticas.
O festival de primavera será realizado em casas particulares,sítios e nas escolas da rede publicas de ensino a convite da UMES.
Além dos estudantes outros seguimentos da sociedade podem estar presentes.
O evento tem como subtema à frase: “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré,que retrata os sentimentos dos jovens brasileiros que apesar de tudo acreditam em um novo amanhã.
Os Poetas Marcos Leite e Nicodemos Freire vão ministrar oficinas de teatro ao ar livre,tendo como plano de fundo as margens do Rio do Côco,os canteiros da Praça de Governador Nunes Freire.
Os alunos da rede de ensino estão sendo convidados a participar deste grande evento com manhãs e tardes poéticas.
ORG: ALEAT-Academia de Letras do Alto Turi e UMES de Gov. Nunes Freire
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
ALEAT realiza sarau em comemoração ao dia do Poeta Nunesfreirense e parabeniza o poeta Nicodemos Freire por mais um ano de vida
Nesta ultima segunda feira, dia 31 de Agosto, a Academia de Letras do Alto Turi-ALEAT realizou um sarau em comemoração ao dia do Poeta Nunesfreirense (Dia 27 de Agosto) e a mais um ano de vida do nosso “poeta da praça” Nicodemos Freire, o “Eterno Aleatiense”!
Este evento foi palco de excelentíssimos artistas, tais como: Nicodemos Freire, Welson Lopes, Marcos Leite, Di Mattos, Kiciano, Rafael, Lucivaldo,Newtinho,Frank,entre outros. Também se encontrava várias importantíssimas pessoas,tais como: João Costa,o Presidente da UMES,Mocegão,Coordenador do Projeto “Vidas Sobre Rodas” e do Grupo “Anjos BMX”,além de Professores e Estudantes do C.E Hamilton Werneck e do C.E Mª. Gardênia R. Gonçalves - Anexo I,entre outras.
Essa foi uma grande conquista da Academia de Letras do Alto Turi-ALEAT, pois a entidade defende culturalmente os escritores, teatrólogos, poeta, enfim, todos que exercem as artes de escrever, de cantar... E se um exerce essas artes ele deve ser respeitado e certamente homenageado.
Foi inesquecível, esse evento certamente marcou a historia da literatura da Região do Alto Turi,e do maranhão.